top of page

Renata Roel

Renata Roel (1985, Itapeva/SP) é artista da dança.

Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia, graduada em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP.

É integrante do Batton – organização de dança desde 2010 (Curitiba-PR) idealizando e propondo coletivamente ações como o evento "Processo in Dança" contemplado pelo Edital Corrente Cultural-Virada Cultural 2010 pela  Fundação Cultural de Curitiba; o Espetáculo "Jardins - experiências coreográficas" contemplado pelo Edital do Mecenato Iniciante da Fundação Cultural de Curitiba e patrocinado pelo Banco do Brasil; o projeto "PIP GALERIA - Espaço Cênico" uma parceria do Batton com a PIP pesquisa em Dança - Prêmio Pró-cultura de ocupação de espaço cênico 2010. Participa do grupo de pesquisa Laboratório coadaptativo - Labzat da Universidade Federal da Bahia..

Apresentou trabalho solo "Entre os dois lados"  como Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade de Artes do Paraná com orientação de Rosemeri Rocha e deu continuidade ao solo no Edital de Pesquisa em Dança da Fundação Cultural de Curitiba realizado na Casa Hoffmann - centro de estudos do movimento sendo contemplada nas categorias de Iniciação a Pesquisa (2007), Bolsa Residência (2007) e Estruturação Coreográfica(2008) em Curitiba- PR com orientações de Olga Nenevê, Cinthia Kunifas e Gladis Tridapalli.

Foi bolsista no c-e-m centro em movimento de Lisboa-PT participando da FIA – formação intensiva acompanhada, com orientações de Sofia Neuparth e Ainhoa Vidal.  Participou como interprete-criadora (de 2003 à 2007) e foi professora  e proponente artística (de 2008 à 2011) do UM- núcleo de Pesquisa Artista em Dança da FAP  dirigido por Rosemeri Rocha. No UM participou como interprete-criadora dos espetáculos Poiéticos (2003), Universo Elegante (2005), Kaiballion (2005)  e Spin (2006) e como proponente artística realizou os seguintes trabalhos: Calafrios no Pelo (2008), E assim por diante (2009) e Paisagens Contínuas (2010).

Em 2010 desenvolveu o trabalho solo de dança contemporânea e o videodança "baixo ventre" . O Videodança foi selecionado no Festival International de Vidéo Danse de Bourgogne/ 2012, esse trabalho foi desenvolvido em parceria com a artista Viviane Mortean (captação e edição de imagens), Luciano Facini (músico) e Caetano Gisi (músico). veja a critica em francês.
Foi contemplada com o trabalho “Se ela dança eu danço” junto a Fernando de Proença na residência do 20minutos.mov (evento produzido por: Expressão Produção realizada no Cafofo Couve-Flor/ Curitiba-Pr pela Fundação Cultural de Curitiba).
Em agosto de 2012 participou da Residência Artística Handling Tool com João Fiadeiro e Fernanda Eugênio em Fortaleza- CE. Também em 2012 foi professora no curso Técnico Profissionalizante de Dança na Escola Allegro em Feira de Santana - BA.
Participou durante o ano de 2012/2013 do projeto de Ocupação de Espaço Cênico – PIP GALERIA (Prêmio Pró-cultura de estímulo a teatro dança e circo 2010) como Artista Residente apresentando o trabalho solo: “Você, meu dispositivo de vigilância” em março de 2013 em Curitiba e abril de 2013 em Salvador-BA no Teatro Gamboa.
Em 2012 foi contemplada com o Prêmio Klauss Vianna - FUNARTE Novos Talentos Região sul com o projeto “Intimidade Dócil” (projeto coreográfico em desenvolvimento) em parceria com a artista Bruna Spoladore.

Crédito da Foto: Lídia Ueta

Bruna Spoladore

Bruna Spoladore (1987, Curitiba/PR) é artista da dança.

Está fazendo a Formação Intensiva Acompanhada no c-e-m (centro em movimento/Lisboa-PT), dirigido por Sofia Neuparth e Margarida Agostinho.

Foi professora colaboradora na Faculdade de Artes do Paraná (2013/FAP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia (FAPESB). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela FAP (2009).

Proponente e bailarina do Projeto Intimidade dócil, que desenvolve em parceria com Renata Roel, contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna na categoria Jovens Talentos (2012/Região Sul).

Faz parte do trabalho Big Bang Boom de Michelle Moura, apresentado no Festival Panorama (Rio de Janeiro-RJ/2012), no Sesc Pompeia (São Paulo/SP), no Sesc Ipiranga (São Paulo/SP), no Sesc Araraquara (SP), na Bienal de Dança do Sesc Santos (SP) e no Festival Internacional de Artes Cênicas (Salvador-BA/2013), escolhido pelo jornal O Globo como um dos melhores trabalhos de dança de 2012.

 

 

Em 2012 começou sua formação como educadora do movimento somático (Body-Mind-Centering).

Participa do Coletivo Brincante, grupo que produz trabalhos de dança contemporânea para crianças, da Batton - Organização de Dança e da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (ANDA).

Foi bolsista Estruturação Coreográfica (2012), bolsista residente (2009) e bolsista iniciação à pesquisa (2006) na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento (Curitiba-PR).

Participa do Grupo de Pesquisa em Dança da FAP, do Elétrico - Pesquisa em Ciberdança da UFBA, do Núcleo de Pesquisa em Arte e Tecnologia da FAP (NATFAP). Coordena, junto a Demian Garcia, os projetos de extensão Laboratório de Videodança, Núcleo de criação e produção em Videodança e foi proponente no Um - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP (2012).
É autora das videodanças: Pulsar (2010), Virtual Dance Fuller (2010), Entre Passagens (2011) ...enquanto gritávamos,  enquanto tremíamos, enquanto dançávamos... (2012) e Intimidade Dócil (2013) apresentadas no Festival Internacional de videodança do Uruguai (2011), na Mostra Internacional de Videodança do Dança em Foco (2011), no Festival Internacional de videodança de Buenos Aires (2011), no Escena 2.0 Festival Internacional de videodança da Espanha (2011), no Festival Internacional de videodança do Chile (2012), no III Seminário de Pesquisa em Dança da UFBA (2012) e no acervo do MAPA D2 no eixo curatorial Emergência em Videodança de autoria de Sarah Ferreira. Foi tutora do projeto Interfaces e Softwares para a Performance Interativa: Criação Cenográfica e Coreográfica Interativa (2010 - 2011) do Programa de Iniciação Científica na UFBA e curadora da I Mostra Internacional de Videodança de Curitiba (2012).
Dançou na G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra (2007-2008) com a qual participou dos trabalhos Tudo porque chorei (criação coletiva da G2 Cia. de Dança), Projeto Vitrine de Rosemeri Rocha e da remontagem de Solilóquio de Tuca Pinheiro.
Fez cursos com Adriana Grechi, Otto Ramstad e Olive Bieringa, Osman Khelili, Lynda Gaudreau, João Fiadeiro, Ralf Jarochinski, Jens Johannsen e Yola Pinto.
Interessa-se pelo estado da arte contemporânea, processos criativos, estados corporais, procedimentos desestabilizadores e pelas relações tempo/espaço e virtual/atual.

Para maiores informações acesse: http://brunaspoladore.wix.com/mover 

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna/2012

bottom of page